Qual o tamanho da vaga de estacionamento?

Você já observou que algumas vagas de estacionamentos costumam ser mais apertadas que as outras? Muitas vezes proprietários de veículos maiores têm dificuldades de estacionar seus carros porque tais vagas são meio apertadas e, se o veículo do lado tiver desalinhado, é praticamente impossível colocar o carro em alguns locais.

Para que isso não aconteça, existe um padrão a seguir de forma a garantir que todos possam estacionar seus veículos com o mínimo de margem para manobras e segurança. Estes padrões são determinados por vários fatores, mas, no geral, tomam como base veículos médios, de passeio, que são a maioria em circulação. Deve-se levar em conta não apenas as dimensões das vagas mas como a margem para manobra, então a largura da via de acesso à vaga também é algo importante a ser considerado.

De maneira geral, a tabela abaixo demonstra as medidas de um estacionamento padrão, onde os usuários não terão problemas para estacionar seus carros. Tenha em mente que se trata de uma sugestão. Cada prefeitura terá suas regras e, para aprovar o projeto de construção tais exigências locais deverão ser cumpridas.

Vagas de estacionamento

Vagas de estacionamento

Dimensões das vagas de estacionamento

Estacionamento paralelo

Os estacionamentos em paralelo, no mesmo sentido da via ,devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,50m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 3,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Estacionamento a 30º

Os estacionamentos com ângulo de 30º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 2,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Estacionamento a 45º

Os estacionamentos a 45º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 3,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Estacionamento a 60º

Os estacionamentos a 60º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 4,00m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Estacionamento a 90º

Os estacionamentos a 60º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 4,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Estacionamento para deficientes físicos

Para acessibilidade para aqueles que têm mobilidade reduzida ou precisam de algum apoio, existe uma norma da NBR (NBR9050:2004) que estabelece alguns parâmetros destas vagas (além de várias outras diretrizes para garantir mobilidade e independência daqueles que precisam – PDF). É importante ressaltar que estas vagas existem para serem respeitadas. Não importa que seja por um minuto, a vaga pertence a quem precisa.

Estacionamento acessibilidade

Estacionamento com símbolo de acessibilidade

  • As vagas devem conter o símbolo internacional de acessibilidade na horizontal (no chão) e sinalização vertical (por meio de placas)
  • O espaço de circulação deve ter um adicional de 1,2m entre os veículos, podendo ser compartilhado em caso de estacionamento paralelo ou perpendicular. Também devem levar até a rampa de acesso
  • A posição deve ser privilegiada ou pelo menos disposta a evitar a circulação entre veículos

A reserva de vagas para deficientes pela recomendação da ABNT segue o seguinte padrão:

  • Até 10 vagas, não é necessário ter vagas demarcadas
  • Entre 11 e 100 vagas de estacionamento, pelo menos uma deve ser dedicada a deficientes físicos
  • Acima de 100 vagas, 1% das demarcações devem ser de exclusividade
Pesquisar:

Deixe sua opinião

Portal Auto RSS

Carros e Autos em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas atualizações.

Portal Auto