Resolução nº 245/07

O Contran, conhecido como Conselho Nacional de Trânsito, adiou o uso obrigatório de um equipamento anti-furto em todos os automóveis. Pelo visto só a partir do dia 15 de Agosto de 2012 que o dispositivo será obrigatório. De acordo com o Contran veículos comerciais, caminhões, ciclomotores, motocicletas, tratores, triciclos e qualquer outro tipo de automóvel. Carros e motos deveram estar equipados com o anti-furto a partir de 15 de Janeiro do ano que vem.

Denatran

Denatran

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a medida que deveria entra em vigor nesta semana, só foi adiada por causa da complexidade da infraestrutura de telecomunicações necessárias para operar o SINRAV (Sistema Integrado de Registro Automático de Veículos).

A instalação do equipamento que fará o rastreamento do veículo é obrigatória e está prevista pela Resolução nº 245/07. A medida é questionada desde 2009 por  algumas pessoas que dizem que ela viola a liberdade do cidadão, pois com o uso do equipamento qualquer pessoa pode estar sendo monitorada sem saber, com isso a vida privada estaria sendo invadida.

Veículos rastreados

Veículos Monitorados

A medida faz com que além do rastreador, outros equipamentos também se tornem obrigatórios. Dessa forma os freios ABS também deverão equipar todos os veículos brasileiros. Os airbags para o motorista e para o passageiro dianteiro deixariam de ser opcionais para serem obrigatórios, mas isso só a partir de 2014. O governo espera aumentar a segurança dos brasileiros.

Alguns alegam que ao invés de aumentar a segurança, eles vão é aumentar o valor dos veículos.

Pesquisar:

Deixe sua opinião

Portal Auto RSS

Carros e Autos em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas atualizações.

Portal Auto