BMW 2002 – Clássico

Aos poucos o mercado europeu foi assimilando a ideia de produzir modelos médios com um desempenho bem esportivo, com isso muitos veículos começaram a surgir e a fazer história. Entre eles está o BMW 2002, que merece destaque, afinal ele foi o primeiro carro neste segmento.

O 2002, foi lançado em 1968 e já contava com versões capazes de gerar 100, 120 e 130 cavalos de potência. Apesar da diferença na potência, todas as versões faziam uso de um motor 2.0 de quatro cilindros, que possuíam câmaras de combustão hemisférica.

Além disso ele ainda fazia uso da injeção mecânica de combustível e a sua taxa de compressão também era bem elevada, claro que considerando a época, pois perto de alguns modelos mais modernos de hoje em dia, este BMW parece um brinquedo de criança.

BMW 2002 1974

BMW 2002 1974

O desempenho do veículo já era excelente, mas como já é de costume, os clientes queriam mais, então a BMW atendeu os pedidos e lançou o 2002 Turbo em 1973. Essa versão turbo era capaz de gerar impressionantes 170 cavalos de potência. Com isso o 2002 Turbo, podia ir de 0 a 100km/h em apenas 6,9 segundos.

Toda essa potência poderia parecer um sonho para um veículo médio na época, mas infelizmente ele apresentou alguns problemas. Entre eles o que merece mais destaque é o seu elevado consumo de combustível, algo terrível se levarmos em conta que nesse período houve uma crise do petróleo. Assim, não demorou muito para ele sair de linha e deixar de ser produzido em 1975.

Deixe sua opinião