Gol GTi – Um Clássico

Sem dúvidas você já deve ter ouvido falar do Volkswagen Gol GTi. O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel, no ano de 1988, e se tornou muito conhecido por ser o primeiro carro produzido no mercado brasileiro, a contar com a tão sonhada injeção eletrônica na época.

Mas este modelo esportivo não se tornou conhecido apenas por ter aposentado o carburador. Ele roubou a cena no Salão do Automóvel, por possuir alguns detalhes bem exclusivos, como uma pintura Azul Mônaco, instrumentos com iluminação vermelha e um velocímetro que marcava incríveis 240km/h. Isso sem mencionar as lanternas traseiras fumês  e para-choques que vinham na cor cinza.

Volkswagen Gol GTi

Primeiro modelo brasileiro a usar a injeção eletrônica

Embaixo do capô o Gol GTI abrigava um motor 2.0 de quatro cilindros, capaz de gerar 120 cavalos de potência, o que na época era suficiente para fazer esse esportivo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,8 segundos.

O modelo fez muito sucesso no mercado brasileiro, e hoje em dia conta com outras versões, sendo o Gol G5 a mais recente. O veículo ainda serviu de base para outros carros da empresa, como a saveiro, que embora seja uma picape, é possível notar traços semelhantes com o do Gol.

Deixe sua opinião