Gurgel BR 800

O modelo é simplesmente a realização de um sonho. Mas qual sonho? O de ter um carro compacto com todas as peças produzidas aqui em nosso país.  A única coisa chata, é que este sonhou durou muito pouco tempo, pra ser mais exato, foram apenas três anos, de 1988 a 1991.

Embora não seja considerado um modelo muito potente ou bonito, o veículo tem lá seus méritos. Como o seu motor de 0,8 litros, que foi construído por inteiro com alumínio e silício.

O modelo foi totalmente planejado pela própria Gurgel e funcionava muito bem. Ele possuía um sistema de refrigeração à água e um sistema de ignição que não precisava usar o distribuidor, que embora funcionassem de maneira exemplar, não se entendiam bem com a transmissão de relações longas que o veículo adotou da picape Chevy 500.

Gurgel BR 800

Modelo teve sua produção encerrada pelas leis tributárias

Com isso o nosso BR 800 não era capaz de apresentar muita agilidade, mas não era o seu único problema não. Pois a ventilação em seu interior, também não era das melhores, mas empresa tentou corrigir isso com uma entrada de ar em sua capota.

Mas podemos assumir que o modelo estava em crescimento e poderia ter rendido muito mais, se não fosse a legislação tributária e os fortes concorrentes em nosso mercado. Então, infelizmente o Gurgel BR 800 deixou de ser fabricado, pouco tempo depois de seu lançamento, o que é uma pena, pois quem sabe os veículos produzidos totalmente aqui no Brasil, poderia trazer muitos lucros para a economia, sem falar do preço que deveria ser mais baixo se comparado aos outros veículos, uma vez que ele não deveria ter a taxa de importação.

Deixe sua opinião