Renault Megane Grand Tour

Lançado no Brasil em 2006, o Renault Megane Grand Tour  sofreu algumas mudanças para voltar com força ao mercado  e atender ao público de carros familiares da marca francesa, que se encontrava sem nenhuma opção deste tipo de veículo enquanto não era disponibilizado o Duster, do qual já falamos.

A estratégia deu resultados imediatos e muito satisfatórios para a marca francesa. De janeiro a abril de 2011 a Grand Tour vendeu 2.234 carros  – quase o mesmo valor do ano anterior inteiro, que foi de 2.864 exemplares. Com esta excelente recepção por parte dos consumidores, a marca acabou por aumentar a produção mensal do veículo.

Fotos Renault Megane Grand Tour

megane grand tour

Reestruturação para abastecer um mercado específico

A versão disponível no mercado atualmente é a Dynamique, que conta com 4,50 metros de comprimento e 2,68 m de distância entre-eixos, saindo na frente dos concorrentes Pálio Weekend e SpaceFox em questão de tamanho (a francesa é 22 cm maior que ambas). Além de generoso nas dimensões, o Grand Tour tem um espaçoso porta malas com capacidade para 520 litros, mas que pode ser expandido para 1.600 com os bancos traseiros rebatidos. A competição segue acirrada também no preço, que no caso do Grand Tour é de R$ 49.050, enquanto os concorrentes, totalmente equipados, ficam também nessa faixa.

Porta malas espaçoso e expansível

megane grand tour

Porta malas expansível

Dentre os itens de série, a perua traz ar condicionado digital, airbags duplos, direção elétrica, computador de bordo, rodas de alumínio de 16 polegadas, rádio/CD/MP3 com controles na coluna de direção e freios ABS, além de usar chave do tipo cartão e ignição através de botão.

O motor permanece o mesmo 1.6 16V Hi-Flex com rendimento de cerca de 115 cavalos de potência quando abastecido com etanol, com a promessa de chegar 100km/h em 12,8 segundos e atingir velocidade máxima de 183km/h. Assim como o motor, as linhas e o desenho do veículo não sofreram modificações, permanecendo as mesmas de quando foi apresentado ao mercado.

megane grand tour

Painel com computador de bordo

Com todos estes pontos positivos a perua se mostra uma ótima opção de compra enquanto ainda está no mercado, uma vez que sua eminente descontinuação faz a Renault adotar uma postura de competitividade e emparelhamento com os outros veículos do tipo, gerando uma excelente relação de custo benefício para o consumidor.

Deixe sua opinião