Volkswagen Brasília – Clássico

Ao longo de nossa história automobilística, o nosso mercado já contou com grandiosos veículo, que hoje em dia são considerados furrecas ou tranqueiras. Entre esses famosos veículos tem o Volkswagen Brasília, que merce um certo destaque pois se trata de um clássico.

Com uma grande área envidraçada, aparência de pequeno mas um excelente espaço interno. Bom, essa era a ideia inicial para o modelo e se tornou real com o lançamento da Brasília no ano de 1973.

Sob o capô, o veículo abrigava um motor 1600 refrigerado a ar, capaz de gerar 60 cavalos de potência. Embora a Brasília não fosse tão luxuosa, o seu interior era considerado bem mais sofisticado do que o Fusca da própria Volkswagen.

Segundo a própria VW, o carro recebeu este nome em homenagem a nossa capital federal, e a Brasília ainda se tornou muito importante, por ser um dos primeiros automóveis a serem produzidos fora da matriz alemã. Em 1980, o veículo passou a contar com uma versão 1.3 exclusiva para os modelos que usavam o álcool como combustível, mas infelizmente esta versão não obteve muito sucesso.

Volkswagen Brasília

Volkswagen Brasília

Modelo teve mais de 1 milhão de unidades produzidas

Um pouco antes dessa versão exclusiva, a Brasília havia sofrido uma reestilização em 1978, mas as mudanças eram bem discretas e só afetaram a frente do carro. Um ano depois, em 1979, o modelo passou a contar com a versão LS, que foi o veículo mais luxuoso da época e da história da nossa querida Brasília.

Mas infelizmente quando chegou no ano de 1982, este VW desse sua produção encerrada. Mas já havia vendido cerca de 950 mil unidades em nosso país, e mais ou menos 100 mil unidades fora do Brasil. Com isso o modelo chegou a marca de mais de 1 milhão de veículos produzidos.

Deixe sua opinião