Volkswagen Passat – Clássico

Em 1974, o Fusca estava no auge de sua história, pois fazia muito sucesso com seu motor de cilindros contrapostos, refrigerado a ar. Mas em Setembro do mesmo ano, a própria Volkswagen, estava lançando o Passat, que é o nome de um vento que segundo eles, sopra apenas na Alemanha.

O Passat se tornou um marco na história da marca, pois ele era equipado com alguns itens inéditos para a empresa. Um bom exemplo disso é o seu motor, que ao contrário do Fusca, era refrigerado a água. Além disso, o seu comando de válvulas no cabeçote, também eram diferentes, afinal eles eram acionados por meio de uma correia dentada.

Volkswagen Passat

Volkswagen Passat

Masas novidades da época não paravam por aí, pois ele ainda era equipado com uma suspensão com raio negativo, que combinado aos freios com duplo circuito em diagonal, faziam do Passat um modelo único no período, fazendo do carro um dos melhores projetos da empresa.

O VW Passat ainda contava com a versão esportiva GTS Pointer, que foi considerado um dos carros mais estáveis do mercado, que eram produzido aqui em nosso país. É uma pena que em Janeiro de 1989, ele teve sua produção encerrada. Mas posso garantir que ele foi um dos veículos que mais deixaram saudades.

Deixe sua opinião