Willys Overland Gordini – Clássico

A primeira coisa que se passava na cabeça de uma pessoa que via o Gordini, é de que quatro pessoas adultas não caberiam lá dentro. Mas vale a pena lembrar de que nem sempre à sua primeira impressão é verdadeira, um bom exemplo disso são alguns compactos que circulam pelas ruas hoje em dia, pois por fora são bem pequenos, mas quando se entra em um até que são espaçosos.

A dimensão do Gordini não era grandes coisas, pois ele tinha menos de quatro metros de comprimento e exatos 1,44 metros de altura. Ele foi lançado no mercado brasileiro em 1962 pela Willys Overland.

Ele era bem parecido com outro carro da época, o Dauphine. Mas o que diferenciava do outro modelo, era o fato dele ser mais luxuoso e com uma mecênica bem diferente. Pois embaixo do capô ele abrigava um motor de 40 cavalos de potência, que estava combinado com uma transmissão de quatro marchas.

Willys Overland Gordini

Modelo foi projetado por Amedeo Gordini

Outro ponto interessante deste modelo é o seu nome, pois ele foi batizado como Gordini em homenagem à Amedeo Gordini, que foi quem o projetou e também era famoso por projetar carros de competição nesse período.

No ano de 1995, o mercado passou a contar com o Gordini II, que era mais potente e mais econômico. Mas as grandes inovações como motor, freios a disco nas rodas dianteiras e acabamento, só foram vistas em 1967 com o lançamento do Gordini III.

Mas em 1968 o último modelo foi lançado e ficou conhecido como Gordini IV. E você deve estar se perguntando porque a sua montadora desapareceu do mercado? Isso é bem simples, é que a conhecida Ford absorveu a empresa, aproveitando seus modelos, fábricas e outras coisas mais.

Deixe sua opinião