Diferenças entre rodas de aço e rodas de liga leve

Existe uma grande variedade de mitos em relação ao tipo de rodas que um veículo deve ter, e isso interfere diretamente na hora em que o consumidor vai adquirir essas peças. As principais preocupações que surgem nesse assunto referem-se principalmente, por um lado, à resistência e durabilidade das rodas de aço, em oposição, por outro lado, à beleza e modelos diferenciados que algumas rodas de liga leve oferecem.

É recorrente e muito comum pessoas que optam por substituir as rodas de aço do seu automóvel, que no caso de alguns modelos já saem de fábrica somente com esta opção, por rodas de liga leve, buscando com isso dar uma renovada e valorizada no visual do carro, uma vez que as rodas de liga leve possuem diversos modelos com diferentes desenhos e em diferentes cores. São nesses casos de substituição das rodas que o consumidor se pergunta se vale mesmo a pena trocar a roda somente pela beleza e diferenciação que ela oferece, pois existe o mito de que as rodas de liga leve são mais frágeis que as de aço.

Rodas

Diversos modelos de rodas que incrementam o veículo

Procurando desmistificar essa controvérsia, vale dizer que as rodas de liga possuem a mesma resistência que as de aço, apesar de haver alguns fatores importantes que as diferenciam, mas os principais são mesmo peso, preço e aparência.

As rodas de aço possuem a vantagem de poderem ser recuperadas em caso de danos por impacto, pois podem ser desamassadas sem maiores prejuízos, enquanto que as de liga não oferecem esta opção. Rodas de liga, quando submetidas a fortes impactos, correm o risco de trincarem, e até quebrarem de acordo com a força da pancada. As rodas de aço também são mais baratas do que as de liga leve, e podem ser incrementadas com calotas variadas.

Já as rodas de liga leve, apesar de possuírem, de modo geral, um preço mais elevado do que as de aço, são em média 20% mais leves e por isso contribuem para um menor desgaste dos amortecedores e e sistema de suspensão. Apresentam também melhor ajuste com os pneus, e por isso perdem menos pressão que as de aço. Mas, disso tudo, o diferenciador principal das rodas de liga leve fica mesmo por conta do fator estético, que de longe é superior às de aço, podendo variar de tamanho, largura, cor e estilo.

 

2 comentários para “Diferenças entre rodas de aço e rodas de liga leve”

  1. Ismael Façanh disse em 04/04/2010 às 06:24:

    Comprei a um ano um Peugeot 207, com rodado de liga leve. Um dos pneus sempre perde pressão: em uma semana, mesmo que o carro fique parado, umas 8 libs. A garantia não solucionou, então vou tentar uma empresa especialisada em aros, aqui de Porto Alegre/RS.

  2. Fernando disse em 07/08/2011 às 16:55:

    Caro,

    Tente trocar válvula de ar, pode ser isso.

  3. Antonio Xavier disse em 20/05/2013 às 21:28:

    Muito interessante.

  4. Mauro Silvb Silva disse em 09/07/2013 às 18:01:

    serão os melhores

Deixe sua opinião