Aquaplanagem

Em um dia de chuva você passa correndo por cima de uma poça de água com o seu carro, aí você tem a leve impressão de que suas rodas não estão tocando o chão. Essse efeito é conhecido como Aquaplanagem.

A Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre quando um veículo passa correndo sobre uma poça de água, ai os pneus perdem o contato com a pista e por tabela o motorista inexperiente perde o controle do carro. Esse fenômeno é o causador de inúmeros acidentes.

Pneus

Pneus

Com o objetivo de facilitar a vida do condutor e evitar acidentes cujo motivo seja a aquaplanagem, foram realizados inúmeros testes. E depois desses testes, os especialistas disseram que para um pneu se dar bem em uma pista molhada, ele deverá ser estreito ou ter um desenho que conviva bem com a água.

Os especialistas afirmam que um pneu estreito se mostra eficiente em algumas situações, mas tem seu pontos negativos. Durante uma frenagem por exemplo, os pneus mais estreitos não são tão bons quanto um pneu mais largo.

O ideal então, é fazer uso de pneus com desenhos que facilitem a entrada da água nos sulcos no momento em que o pneu entrar em contato com a água,e no momento seguinte esses desenhos devem conseguir fazer a drenagem da água de maneira eficaz. Conseguindo isso a borracha do pneu não irá perder o contato com o asfalto.

Atendendo esse requisitos o pneu que mostrou o melhor resultado durante os testes foi o Continental. E como já era de se esperar os pneus Firestone e Goodyear mostraram um bom resultado. Já o pneu Michelin só mostrou um bom resultado quando foi utilizado no aro 15 em um Maréa. O Pirelli não se mostrou eficaz no aro 15 e muito menos no aro 13.

Para aqueles que quando estiverem dirigindo sintam que os seus pneus não estão com a aderência normal, fica o seguinte conselho: jamais freie o seu veículo, você deve manter a velocidade e firmar a direção, dessa forma você poderá evitar um acidente.

Deixe sua opinião