Crash Test de carros populares

O Crash Test é um procedimento que visa avaliar se os veículos cumprem as principais normas de segurança e qual o nível de proteção que oferecem em caso de colisão. A Latin NCAP, instituto responsável por atestar a segurança dos veículos fabricados e vendidos na América Latina fez recentemente crash tests nos principais carros populares e os resultados foram desanimadores, mostrando que o padrão de segurança sul americano é cerca de vinte anos mais atrasado em relação ao padrão europeu e americano.

 

No Brasil, os carros mais vendidos são o Fiat Uno, Fiat Palio, Ford Ka e Volkswagem Gol, que também foram submetidos ao crash test da Latin NCAP. Os veículos são analisados de acordo com o padrão europeu e recebem uma nota que varia de 1 a 5.

Latin NCAP

Latin NCAP

Fiat Palio

O teste para o Pálio foi feito contra uma barreira móvel, que simulava um carro parado, a uma velocidade de 64km/h. O modelo não conta com airbags e recebeu a péssima nota de 1 estrela para adultos e 2 estrelas para crianças. O modelo usado no teste foi um Palio ELX 1.4. Já o modelo com airbag garantiu mais duas estrelas para adultos e manteve as duas para crianças.

Crash Test Fiat Palio sem Airbag

Crash Test Fiat Palio com Airbag

Volkswagen Gol

O teste com o veículo mais vendido do Brasil foi feito também com barreira móvel imitando outro carro e na mesma velocidade de 64km/h. Assim como o Fiat Palio, o modelo da Volkswagen não contava com airbags, o que foi decisivo para sua péssima nota de 1 estrela para adultos e duas para crianças.

Fiat Uno

Outro favorito dos compradores brasileiros, o Novo Uno manteve a pontuação ruim no modelo sem airbags, com uma estrela para adultos e duas para crianças.

Ford Ka

O novo modelo do Ka, apesar de obter três estrelas para crianças e manter uma estrela para adultos, apresentou um deformamento bem maior e assustador do que os outros modelos.

Deixe sua opinião