Dicas para comprar carros usados

Algumas vezes, na compra de um automóvel, a aquisição de um modelo novo é inviável ou não é a melhor opção. Nestes casos, o consumidor acaba recorrendo para a compra de modelos usados. Porém é necessário cuidado extra com este tipo de compra. Ao contrário da compra de um modelo novo na concessionária, a compra de usados nem sempre possui todas as garantias necessárias ou facilidades.

Para ajudar os compradores a fazer uma escolha correta e segura, o Autos e Carros selecionou algumas dicas que podem ser de extrema valia:

Compra de carros usados

Vistorie o carro com atenção e evite surpresas desagradáveis.

Compra de usados

Faça sempre uma pesquisa minuciosa e completa de preços, pois a variação é enorme, tendo como justificativa desde o ano do carro até as condições de uso e de compra.

Quando for olhar o carro, opte por fazê-lo sempre em local aberto e durante o dia. Estas condições de iluminação tornarão difíceis a camuflagem de qualquer defeito que o vendedor queira esconder.

Observe com muita atenção a tonalidade da pintura em pontos diferentes do carro, para ter certeza que está com a pintura original ou uma manutenção de qualidade.

Teste a qualidade da lataria dando pequenas batidas ao longo da mesma e verificando se o som produzido é diferente em algum lugar. Caso seja, isto pode significar que esta parte foi trocada por material de menor qualidade. Verifique com o vendedor.

Verifique atenciosamente o fechamento das portas, procurando por desníveis que podem indicar que o carro já foi batido.

Se o modelo que você está comprando vier com som, verifique se as entradas de CD ou MP3 estão funcionando e observe as saídas de som.

Preste atenção no extintor, macacos e demais equipamentos de segurança, verificando se estão com boas condições de uso e dentro do prazo de validade.

Observe o número de série do chassi, vidros e e placas. Veja se batem com os números dos documentos e faça uma pesquisa no DETRAN. Procure também por rasuras ou sinais de falsificação nos documentos.

Se o modelo que você escolheu for relativamente novo, verifique se todas as revisões de fábrica foram feitas.

Deixe sua opinião