3 Dicas de manutenção para sua moto

Hoje ensinarei, a vocês, três dicas importantes sobre como fazer a manutenção adequada de sua motocilcleta(moto). A manutenção ajuda a preservar sua moto além de poder aumentar seu tempo de vida útil, sem mencionar que isso irá lhe proporcionar maior segurança.

Ilustração de um motoqueiro

Desenho de Um Motoqueiro

Para começar vamos falar sobre, a lubrificação da corrente:

As montadoras, em sua grande maioria, recomendam, que a pelo menos cada 500km rodados, você lubrifique sua corrente, isso diminui em muito o desgaste da mesma, apesar de sujar bastante a roda traseira de sua moto, mas, é bom lembrarmos de que é bem mais barato uma limpeza em sua moto, do que trocar um conjunto de relação de sua motocileta, que pode superar o valor de R$600,00, dependendo do modelo. O lubrificante mais recomendado, pelas grandes montadoras, como Yamaha, Honda e Suzuki é o óleo 90,  que tem um alto nível de viscosidade, gerando assim uma melhor lubrificação. Existe aqueles também, que optam pelo uso da graxa náutica, que é branca e não sai com água.

Troca de pneus

Quando for fazer a troca de um dos pneus de sua moto, é bom tomar alguns cuidados, do tipo: procure sempre fazer a troca de seus pneus em uma máquina de montagem, principalmente se suas rodas forem raiadas. Após fazer a troca de um dos pneus, lembre-se de que o mesmo já vem de fábrica com uma camada de cera, que é bastante escorregadia, tracionar ou forçar uma curva, será tombo na certa meu amigo. Você deve estar pensando com fazer para evitar isso? É bem fácil, se for o pneu dianteiro, basta passar uma lixa grossa de qualquer tipo, em toda a  banda de rodagem; agora se for o pneu tra seiro, é bem mais simples, basta que você se dirija a uma pista de areia ou cascalho, e se divirta com sua moto, dê uma patinada de no mínimo 3 voltas, aí seu pneu já estará sem a camada de cera, e pronto para uma performance adequada.
Você deve ter dúvidas também, sobre quando é o momento correto para fazer a troca de seus pneus? Bom, normalmente os pneus originais, duram cerca de 9.000 a 10.000Km,  isso se estiverem em uma esportiva, agora se você tiver uma custom eles duram mais, podendo chegar até uns 12.000Km. Mas caso, você perceba que um de seus pneus ou os dois estejam quase sem o friso na faixa central, independente de ter superado ou não a média de Kilometragem, que foi mencionada anteriormente, troque seus pneus.

Calibragem

Fazer a calibragem correta de seus pneus, pode fazer a diferença entre estar apto a fazer uma curva, ou em simplesmente seguir em linha reta. As motocicletas que usam pneus entre 170 e 190 na traseira, quando usados sem garupa devem usar entre 37 e 40 libras(pneu quente). É bom que você tome conhecimento, de que o pneu quando aquecido pode expandir-se devido ao ar quente dentro dele, ou seja pode aumentar sua calibragem, podendo ocorrer um aumento de até 8 libras. Vamos supor que você calibre o seu pneu frio, aí você faz uma viajem com cerca de 45 minutos em uma temperatura ambiente de 20°C, sua calibragem pode chegar a até 48 Libras, fazendo com que o pneu fique bem mais duro, possibilitando assim a perda de aderência quando você mais precisar, como por exemplo em uma curva. Já no pneu dianteiro o correto é utiliza-lo com 4 libras a menos, uma vez que seu volume cúbico é menor, em relaçao ao pneu traseiro. Se for possível, faça o uso de Nitrogênio na calibragem de seus pneus, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado, e isso irá permiti-lo ter uma calibragem mais estável.

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