3 Problemas comuns na Parati e no Gol

A Parati e o Gol são dois dos carros mais populares montados pela Volkswagen, e com todo esse destaque de vendas em nosso mercado, vem alguns problemas que marcaram certos modelos, um bom exemplo disso são os carros equipados com os motores 1.0 8v e 16v(motronic MP 9.0 ou IAW 1AVS). Hoje eu estou trazendo três desses problemas, que podem ser encontrados com frequência e que são simples de se resolver.

Modelo Gol da Volkswagen

Volkswagen Gol

Volkswagen Gol

Modelo Parati da Volkswagen

Parati Volkswagen

Parati Volkswagen

Bom, então chega de enrolação e vamos falar logo desses problemas:

Primeiro problema: o Motor morre quando uma desaceleração é feita;

Este problema apresentado, na maioria das vezes está relacionado com o excesso de sujeira no TBI (também conhecido como borboleta). Essa sujeira é causada pelo sistema de ventilação do Cárter.
Para resolver este problema é bem simples, basta apenas você fazer a limpeza do corpo da borboleta (TBI) e logo em seguida fazer a ajustagem básica da mesma.
É bom que você esteja atento na hora de fazer a troca do óleo do motor, a quantidade correta de óleo a se colocar é de 3,3 litros e não Três litros e meio como muitas pessoas estão fazendo por aí. Esse aumento no nível de óleo também ocorre na hora em que você vai apenas completar a quantidade de óleo lubrificante, este excesso faz com que o corpo da borboleta tenha seu processo de carbonização acelerado, fazendo com que o defeito apareça com maior frequência do que o de costume.

Segundo problema: Problemas na aceleração;

Quando você faz uma aceleração o motor não ultrapassa 2500 RPM ou fica muito acelerado, fazendo com que a condução do veículo se torne difícil.
Geralmente esse tipo de problema ocorre por uma falta de sincronismo entre o corpo da borboleta e a unidade de comando. Nesse caso, as causas são a falta de alimentação (que pode ser provocada pela troca da bateria), ou quando o ajuste básico da borboleta não é feito corretamente após uma limpeza. Como eu já havia mencionado não se esqueça dessa ajustagem básica, pois ela é de suma importância para que seu veículo tenha um desempenho adequado.
A maneira de resolver este problema da alimentação, é simples, basta que você faça o procedimento de ajuste básico corretamente.

Terceiro problema: Consumo alto de combustível e Motor afogando quando fica quente.

Existem casos em que se não bastassem o motor afogando e o consumo acima do normal, ainda existe o problema da marcha lenta ficar alterada e a luz da injeção fica acesa.
Bom, nesses casos, a maioria dos diagnósticos feitos nos carros Gol e Parati 1.0 da Volkswagen, que apresentaram estes ‘sintomas’, os problemas eram resultado de um defeito no sensor de temperatura da água. Pois este sensor envia informações incorretas para a central, fazendo com que a U.C.E, não consiga acertar o tempo correto da injeção.
De todos os problemas que apresentei hoje, este é sem dúvidas o mais fácil de resolver, uma vez que para este basta fazer a troca do sensor.

3 comentários para “3 Problemas comuns na Parati e no Gol”

  1. alberto disse em 14/03/2011 às 11:54:

    ola boa tarde! tenho um vw modelo gol titan g-iv com 9700 km de uso. e outro dia percebi que nao estava com redimentou ou diminuiu a força e olhei a vareta do oleo e estava O DOBRO DO RECOMENDADO NA VARETA..

    quero saber porque issu ocorreu.sei que tenho que completar oleo e nao retirar..

    grato alberto tavares

    • Pedro disse em 18/03/2011 às 04:05:

      Olá Alberto, Bom dia!
      "sei que tenho que completar oleo e nao retirar", o problema está aí, pois você não deve jamais completar o óleo e sim fazer a troca deste, uma vez que o óleo que se encontra no veículo não se encontra mais em um bom estado para uso.

  2. fabio peixoto disse em 01/07/2011 às 04:51:

    tenho uma parati ano 2002 e de uma hora pra outra a rotação ficou alterada e nao mas se normalizou, como posso resolver isso se ate o atuador de marcha lenta já substui? j´´a nao sei o que faço pois o consumo ta alto e chato pra guiar.

Deixe sua opinião