Cuidados na hora de trocar os pneus

Potência sem segurança não é nada”. Esta é uma famosa frase usada em um comercial de pneus recentemente, e que expressa com precisão a importância dos pneus em bom estado para a segurança do automóvel.  Assim como as várias peças que compõem um carro, os pneus são essenciais não só para a circulação e movimento, mas também apresentam uma grande significância para a estabilidade, desempenho, e até para o embelezamento do veículo.

Existe hoje no mercado uma gama enorme de variedade de pneus. Entre esses estão os pneus para chuva, com sulcos mais aprofundados e direcionados para fora; pneus para pista seca, que por serem mais lisos proporcionam uma aderência maior; pneus para rally, com garras próprias para terrenos irregulares ou deslizantes, pneus macios para maior conforto e pneus duros para maior durabilidade, entre outros.

Pneus Yoko

Pneus Yoko

Conhecendo as necessidades próprias de cada motorista e automóvel, e principalmente, sabendo do estado precário de grande parte das estradas do Brasil, deve-se saber fazer a escolha certa na hora de escolher os pneus para o seu carro para não passar aperto depois, uma vez que pneus de qualidade e que merecem confiança não são peças muito baratas, e por isso é preciso atenção e perícia na hora de adquiri-los.

Muitos dos fabricantes de pneus gostam de produzir um modelo médio, ou seja, destinado para a maioria dos consumidores e tipos de estradas, que podem ser vistos como bons, pois não obriga o consumidor a ficar escolhendo o tipo ideal de pneu para o seu carro, tendo a possibilidade de optar por um modelo que se comporta satisfatoriamente na maioria das pistas. Estes pneus na maioria das vezes apresentam as características de superfície dura e lateral macia, proporcionando ao carro uma rodagem mais confortável e uma boa durabilidade. Estes fatores estão diretamente ligados à conservação de outras peças, principalmente as suspensões e amortecedores, que dependendo do tipo de pneu utilizado, podem vir a sofrer danos prematuros.

Outro dado importante no que se trata de pneus é quanto ao tipo de material que ele é feito, pois existem pneus reciclados, que são feitos com borracha de outros pneus velhos, e pneus feitos com borracha de qualidade, que garante ao consumidor maior segurança e durabilidade. É importante também atentar para a data de fabricação do pneu, que não deve ultrapassar os cinco anos, pois depois disso a borracha começa a apresentar comprometimento na qualidade.

É importante lembrar também que pneus bons são pneus novos, e evitar sempre as famosas alternativas (como o caso do recauchutagem) que procurar adiar a troca dos pneus.

0 comentários para “Cuidados na hora de trocar os pneus”

  1. Neto Marove disse em 19/06/2013 às 17:42:

    Sou fâ de pneus Yokohama. Quem é o revendedor autorizado ne cidade de Maputo?

Deixe sua opinião