Dicas para manutenção do seu carro

Além das revisões da fabricante e as visitas regulares à oficina, é interessante fazer pequenas vistorias ocasionais em casa mesmo, por conta própria. O Autos e Carros trouxe algumas dicas de vistoria para seu veículo, todas com alto nível de facilidade e que vão ajudar a manter seu carro em bom funcionamento e com ótima aparência.

Radiador

A função do radiador é refrigerar o motor e impedir o seu superaquecimento. Dessa maneira, é importante garantir que ele esteja sempre cheio de água e sem nenhum tipo de vazamento. O recomendado é verificar o nível da água uma vez por semana e anualmente fazer a limpeza do sistema.

Filtros

A maioria dos carros possuem quatro filtros que requerem mais atenção e cuidados. São os filtros de óleo, ar, combustível e micropoeira. Para garantir o pleno funcionamento destes, é importante verificar no manual do proprietário a quilometragem indicada para a troca dos filtros.

Extintor de incêndio

É de suma importância que seu veículo esteja equipado com extintor de incêndio dentro do prazo de validade e de acordo com as normas vigentes. Verifique sempre se está cheio e de acordo com as exigências, uma vez que o não cumprimento destes requerimentos é passível de multa.

Sinalizadores

É um item que passa desapercebido por muitos motoristas mas que é de extrema importância para a segurança dos passageiros. Verifique sempre se as luzes de freio e setas estão funcionando perfeitamente. Este é outro item cujo não cumprimento pode render uma multa ao motorista.

Sinalizadores

Sinalizadores funcionando são de extrema importância

Limpador do para-brisas

A borracha do limpador resseca facilmente, então é recomendada sua troca periódica uma vez que ressecadas elas podem arranhar o vidro e deixá-lo embaçado, o que diminui a visibilidade do motorista. Outro ponto que também passa desapercebido aos motoristas é o reservatório de água do limpador do para-brisas. Verifique sempre se está cheio e com água limpa, para garantir uma limpeza eficiente.

Limpeza do veículo

Ao fazer o polimento do veículo, escolha cuidadosamente o material, a fim de evitar arranhões e manchas. Ceras de boa qualidade e estopas macias são sempre as melhores opções.

Deixe sua opinião