Dúvidas sobre marchas

Como você já deve saber, a caixa de marchas é um dos itens que compõem o sistema de transmissão de um veículo. É muito comum que as pessoas tenham dúvidas na hora de fazer a troca de marchas, elas pensam: chego ao limite da faixa vermelha ou engato a próxima marcha antes disso? Quando é a hora certa e fazer a troca de marchas? Bom, hoje espero poder acabar com essas dúvidas e ajudar à vocês.

Na hora de fazer a troca de marchas que número o conta giro deve marcar?

Cada motor possui um limite de faixa de giros. Alguns veículos vêm equipados com o marcador de giros, neles é possível ver uma faixa vermelha, que serve para indicar o limite, caso você passe desse limite, estará forçando o veículo demais, assim o carro poderá se danificar.

Trocar de marcha caso o carro não possua conta giros

Alavanca do Câmbio

Alavanca do Câmbio

Nesse caso você deverá usar a velocidade para saber o momento certo de efetuar a troca de marchas. Bom, há alguns veículos que possuem uma marca no velocímetro que facilita bastante a vida do condutor. Para os proprietários de carros que não contam com essa marca, eles podem adotar o seguinte esquema: ao atingir 20 km/h já é o suficiente para trocar pela segunda. Na segunda utilize até 30 ou 35 km/h, passe para a terceira e nela permaneça até no máximo 45 ou 50 km/h. Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por determinado tempo nessa velocidade passe para a quinta marcha. Se você estiver em uma estrada em que a velocidade limite for de 120 km/h, por exemplo, você pode acelerar em terceira até 60 km/h, depois na quarta até 90 km/h e na quinta até os 120 km/h.

Devo usar uma marcha até a sua velocidade limite para fazer a troca, ou isso é prejudicial ao conjunto mecânico?

Não é recomendável que você utilize cada marcha até o seu limite de velocidade, você só deverá fazer isso caso de necessidade, como uma ultrapassagem. O uso contante dessa prática, fará com que o motor sofra um desgaste prematuro.

Motor

Exceder o limite de rotação pode e vai danificar o motor

Trocar a marcha sem usar a embreagem, é verdade ou mito?

Isso é verdade, nos carros de competição essa é uma prática bem comum, mas estes passam por uma revisão depois de todas as corridas. Por melhor que o piloto possa ser, ele não conseguirá evitar o desgaste do conjunto, pois fazendo isso o carro estará sendo usado de maneira incorreta.

1 comentários para “Dúvidas sobre marchas”

  1. Fernando disse em 15/08/2011 às 04:49:

    Boa matéria.

    Eu gosto de trocar as marchas no trânsito urbano chegando nos 2500 giros, isso pra quem tem RPM claro.

    Na estrada, dependendo da situação, 3.000 a 3.500 RPM está de bom tamanho, se não quiser que seu carro faça 5km/l.

    Eu gosto de trocar as primeiras marchas com menos giro, a partir da 3ºpara 4º já aumento um pouco.

Deixe sua opinião