Emissão de Gases

O nível de emissão de gases de um veículo, é algo que preocupa bastante hoje em dia, pois o meio ambiente já foi prejudicado com isso ao longo dos anos. Os motores são poluidores naturais, mas graças ao avanço tecnológico isso está mudando. E com os novos carros o nível de emissão caiu bastante.

Dentre os avanços se destaca a injeção eletrônica, que substituiu os antigos carburadores que eram um dos maiores poluidores, além disso a nova injeção está disponível para a maioria dos veículos, pois é de fácil acesso se levarmos em conta que modelos populares vem com o item de fábrica. O sistema de injeção não trabalha sozinho, para reduzir de maneira brusca o nível de emissão, ele trabalha em conjunto com o catalisador que reduz a quantidade de poluentes no escape.

Gases Emitidos por Veículos

Emissão de Gases

Os principais poluidores gerados pelo motor são: o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos e os hóxidos de nitrogênio. Pode-se dizer que o catalisador é uma espécie de filtro, que conta com um núcleo cerâmico impregnado com metais nobres como platina e ródio. Quando essas substâncias passam pelo catalisador, eles se transformam em gases menos agressivos ao meio ambiente. E isso se deve à uma reação química que ocorre no catalisador, devido aos seus componente.

Para que o catalisador funcione de maneira adequada é preciso que a mistura ar-combustível feita pela injeção eletrônica seja exata. Com uma mistura proporcional o catalisador funcionará muito bem. Caso haja muito muito oxigênio na mistura, deve ser fornecido mais combustível ou menos oxigênio. Ainda bem que esse controle é feito pelo ECM, que é o computador que controla o sistema de injeção eletrônica.

O ECM possui sensores de ar, e é dessa forma que ele consegue medir com exatidão a quantidade de ar que deve entrar na mistura. O sensor de oxigênio precisa de manutenção preventiva, pois se ele estiver em mau estado o carro aumentará a emissão de gases, sem falar que o seu veículo passará a gastar mais combustível.

Caso você perceba que o seu veículo aumentou o consumo de combustível, perdeu potência, apresenta um odor forte no escapamento é recomendado que você leve o seu carro para uma revisão e mande que verifiquem todo o sistema. Isso é o mínimo que uma pessoa pode fazer para ajudar o meio ambiente a se recuperar dos danos sofridos por causa do homem.

1 comentários para “Emissão de Gases”

  1. Cristiane Kiyoko Asada disse em 17/10/2013 às 19:42:

    Recomendo o KIT SUPER LDA

Deixe sua opinião