Juntas, o que elas fazem?

O número de aplicação de juntas em um carro é algo de se impressionar, são mais de 100. Elas são feitas de cortiça de borracha, chapa de aço, no caso de uma junta metálica, e também de chapa metálica revestida com um verniz especial. Elas tem como principal função evitar que fluidos e gases vazem, além disso elas distribuem uniformemente a temperatura.

Nem mesmo os fabricantes sabem dizer ao certo o tempo de vida de uma junta, mas isso não quer dizer que você pode deixá-las de lado, pois o mau funcionamento de uma junta pode prejudicar o desempenho do seu carro. E um bom exemplo disso, são as juntas instaladas no cabeçote do cilindro e nos coletores de admissão, pois esses influenciam no funcionamento de seu veículo.

Juntas do Cabeçote

Juntas do Cabeçote

Para fazer a manutenção preventiva delas é preciso que você faça uma observação sistemática, e isso pode ser feito por algum profissional da área ou pelo próprio proprietário. Para poder saber se alguma das juntas dos coletores de admissão e de escape estão funcionando corretamente, basta observar se a fumaça está saindo por algum lugar que não seja pela saída do escape. Nesse caso o problema pode ter sido causado devido a um desgaste da junta ou a montagem equivocada da mesma.

Fique atento as juntas, pois elas podem fazer com que seu veículo perca potência, fique mais barulhento e consuma mais combustível. Caso você perceba algum dos sinais citados, é aconselhável que você faça a troca da junta.

Deixe sua opinião