Lubrificação de Motos

Motor 4 Tempos 2

Interior de um Motor 4 Tempos, 3° e 4° Tempos

Principais níveis de desempenho solicitados por motos 4 Tempos:

  • API (SF, SG)
  • JASO (MA)

As motocicletas exigem produtos com aditivação específica, pois as características são distintas de outros veículos, como:

  • Altas temperaturas de operação;
  • Grandes variações de temperatura de trabalho;
  • Alta potência específica – aproximadamente 1,5 vezes maior do que a de um carro de passeio;
  • Altas rotações – aproximadamente 2 vezes a de um carro;
  • Possuem reservatórios de óleo menores.
Estas característica resultam em uma condição severa ao lubrificante, por isso, o uso de produtos com aditivação específica e com bases
sintéticas, que melhoram a capacidade de lubrificação e a resistência a oxidação do óleo em uso, irão trazer benefícios como o aumento da
potência e da vida útil dos componentes que serão lubrificados.

Interior de um Motor de 2 Tempos

Motor de 2 tempos

Lubrificação – Motos 2 Tempos

Nos motores de 2 tempos, o lubrificante e o combustível são misturados previamente em uma proporção específica, e esta mistura lubrifica as partes móveis do motor, antes de ser queimada pelo mesmo.
A mistura pode ser feita diretamente no tanque de combustível, quando o lubrificante é adicionado em uma  proporção relativa à quantidade de combustível, ou por um sistema automático de dosagem como o sistema autolube, onde o lubrificante é bombeado ao combustível antes de sua combustão no motor.
A taxa de diluição é determinada pelo fabricante do equipamento, e é importante que seja seguida rigorosamente, pois o uso excessivo de óleo na mistura pode fazer com que as peças fiquem “meladas” de óleo, enquanto que o excesso de combustível pode fazer com que as peças adquiram um tom azulado, por falta de lubrificação.
Em regime de competição, normalmente é o próprio piloto quem especifica a taxa de diluição, baseada na melhor taxa de carburação encontrada, que irá variar de acordo com a moto e com o serviço utilizado.
Nestes motores, a queima da mistura ar/ combustível ocorre em 2 ciclos( ou 2 tempos).

Como o lubrificante é queimado juntamente com o combustível, são características importantes deste:

  • Ter um alto poder de lubrificação;
  • Promover menor formação de cinzas/ fumos na pré-combustão, melhorando as características dos gases de escape;
  • Ter uma alta capacidade detergente, promovendo uma eficaz limpeza interna do motor.

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