Manutenção das Pastilhas de Freio

Indicador de Desgaste

Pastilha de freio a disco

Quando as pastilhas estiverem bem gastas, o indicador de desgaste vai contatar o disco de freio,
produzindo assim um som agudo. Quando ouvir este som, você saberá que chegou a hora de trocar suas pastilhas gastas, por novas.
Existe também uma abertura para inspeção na pinça, possibilitando que o proprietário do veículo veja o quanto de material de atrito, que resta em suas pastilhas de freio.
Às vezes, ocorre o aparecimento de riscos profundos nos discos do freio. Isso pode acontecer, caso uma pastilha de freio que já esteja bem gasta, fique por um longo período no carro. Os discos do freio podem também perder sua planicidade, fazendo com que os freios trepidem ou vibrem durante uma frenagem. Estes problemas podem ser resolvidos em uma retífica(conhecida também como: usinagem ou tornearia) dos discos. Nesse processo, um pouco de material é retirado de ambos os lados dos discos, para que assim a lisura e a planicidade da superfície volte, dando ao condutor mais eficácia durante a performance.

Abertura de Inspeção

Abertura de Inspeção

É importante lembrar, de que a retífica não é exigida toda vez que as pastilhas são trocadas. Você só deverá fazê-la se as superfícies do disco, estiverem empenadas ou muito riscadas. Retificar os disco de freio com frequência ou sem necessidade, fara com que  o  tempo de vida útil dos discos, diminua de maneira considerável. Isto ocorre, porque, durante o processo de retificação, remove-se material dos discos de freios, fazendo com que fiquem mais finos a cada vez que são usinados. Todos os discos de freio têm uma especificação de espessura mínima permitida antes que precisem ser substituídos. Essa especificação, pode ser encontrada no manual de reparação do seu veículo.
A Manutenção, adequada de seu veículo, é de suma importância para sua segurança e dos outros também.

Deixe sua opinião