Manutenção em moto

Hoje estou trazendo a vocês duas dicas simples de manutenção, que podem fazer toda diferença na hora de evitar um problema , e manter a sua moto em perfeito estado de uso.

Descanso Central:

Existem motos que possuem motor em linha, ou seja que tem cilindros um ao lado do outro, e os seus carburadores por conseqüência também são um ao lado do outro. Os proprietários desse tipo de moto deve fazer uso do descanso central com mais freqüência. Tomando essa medida o dono pode manter a equalização dos carburadores.

Se o condutor usar demais o descanso lateral fará com que sua motocicleta perca a equalização adequada, que é responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Isso se deve ao fato de que a gravidade faz com que um lado receba mais combustível que o outro, dessa forma os carburadores ficariam com níveis de combustível diferentes.

Caso a sua moto for ficar por muito tempo sem uso, uns 3 dias por exemplo, é aconselhável que você utilize o descanso central. No caso de motos mais potentes como as esportivas GSX R 1000, CBR 1000RR Fireblade ou a YZF R1 que não possuem o descanso central, é recomendável que você compre o cavalete central em alguma especializada em motos.

YZF R1 no descanso lateral

Yamaha YZF R1

Bateria:

É bom que você desenvolva o hábito de examinar o nível da água de sua bateria. Mas se você perceber sinais como farol enfraquecendo quando se faz uso de marchas lentas, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, você deve procurar um posto para completar o nível da solução. E se mesmo assim os problemas persistirem, você deve fazer a troca da bateria.

Outro bom conselho caso você vá viajar e deixar a sua moto alguns dias sem uso, é você desligar o pólo negativo de sua moto. Isso evitará qualquer descarga possível da bateria.

Deixe sua opinião