Retentores

A principal função dos retentores de um motor é vedar e reter óleos, graxas e qualquer outro tipo de fluído. Além de evitar vazamentos, o retentor não permite que impurezas como terra ou poeira entrem no motor. A manutenção preventiva de um retentor não tem tempo certo, ela é feita por observação. Assim que você perceber algum vazamento de óleo, é a hora de trocar o retentor. Por isso é importante que você sempre esteja atento aos retentores, pois eles não tem prazo de validade e podem apresentar defeitos a qualquer hora.

Retentores

Retentores

Se os retentores instalados no virabrequim e no comando de válvula não estiverem em boas condições, haverá um vazamento de óleo que com uma simples olhada será possível perceber. Já o retentor que fica na haste da válvula, quando em más condições, fará vazar óleo para dentro da câmara de combustão. Nesse caso para detectar o problema, é necessário observar o veículo durante sua primeira partida do dia. Se sair uma fumaça branca no escapamento, é sinal de que o retentor apresenta desgastes e o motor está queimando óleo junto com o combustível.

Um retentor que não esteja em bom estado de uso, pode gerar conseqüências graves, pois a falta de cuidado com uma peça pode causar problemas maiores em outras peças. No caso do retentor, pode acontecer problemas como: desgaste excessivo do disco de embreagem, entupimento do conversor catalítico (catalisador), o consumo de combustível do veículo irá aumentar, diminuição da vida útil das velas e até a quebra da correia dentada.

Por isso fique atento aos sinais que o seu carro apresenta, pois isso fará toda diferença.

Deixe sua opinião