Novas placas

A nova resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinou que a partir do início do ano que vem todos os veículos no Brasil deverão contar com uma película refletiva em sua placa. A notícia foi publicada no Diário Oficial.

A medida será implantada com o objetivo de facilitar a visualização das placas, tornando fácil a fiscalização de infrações e colaborar com a segurança no trânsito. Pelo menos foi isso que a assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito (Detran) divulgou.

Placas Antigas

Placas de Carro

Para as motos e todos os veículos motorizados de duas ou três rodas, que já tinham que atender essa determinação, sofrerão mudanças em suas placas também. Pois agora esses veículos terão que substituir suas placas atuais por placas maiores.

As motos que antes possuíam placas de 18,7 cm de comprimento por 13,6 cm de altura, terão que ser trocadas por placas de 20 x 17. Dessa forma as escritas das placas também ficarão maiores, facilitando a sua visualização.

“Tudo que pode ficar parado no leito viário, deveria ter pontos reflexivos, para evitar colisões. Então, aumentar a visibilidade dos objetos é positivo. No caso das motos, o ideal seria que as placas passassem a ser fixadas no baú, também. Mas o fato é que não adianta fazer nada disso se não houver fiscalização de verdade. Muitos motociclistas estão cometendo uma série de excesso, provocando acidentes e criando uma geração de mutilados”, é o que afirma Horácio Augusto Figueira que é engenheiro de tráfego.

Deixe sua opinião