Energia gerada pelo calor do Escapamento

Cientistas estão trabalhando no desenvolvimento, de um sistema que fará uso do calor do escapamento de um carro, para gerar energia elétrica, fazendo com que o seu veículo se torne mais economico, pois o mesmo, faria com que o consumo de combustível do carro abaixasse.
O cientista Xianfan Xu, da Universidade Purdue (E.U.A.), garante que o calor criado pelo cano-de-descarga(escapamento) seria o suficiente para gerar energia elétrica para recarregar as baterias do carro.

Imagem de Escapamentos

Escapamentos

Escapamentos

O cientista Xianfan Xu, ainda diz, que em um carro híbrido, essa energia gerada pelo calor do escape pode ser usada da mesma forma que o sistema KERS(é a sigla de Kinetic Energy Recovering System, ou em bom Português, sistema de recuperação de energia cinética) é utilizado em corridas de Fórmula 1. A função do Sistema KERS é acumular a energia gerada durante uma frenagem(que seria desperdiçada), para que mais tarde a mesma possa ser utilizada em uma aceleração.

A equipe de cientistas, que estão trabalhando neste projeto, está tentando desenvolver um equipamento, com novos materiais termoelétricos, que seja capaz de gerar a energia elétrica a partir de um diferencial de temperatura.
Construído em parceria com a General Motors( a famosa GM), o protótipo deverá ser instalado no sistema de exaustão, logo após o conversor catalítico aproveitando assim, cerca de 700 graus Celsius gerados pelos gases que chegam ali.
Com os atuais materiais termoelétricos, segundo o cáculo feito pelos próprios cientistas que estão trabalhando neste projeto, a energia gerada só seria capaz de abaixar o consumo do carro em 5 por cento. Isso se deve ao fato de que, os materiais termoelétricos existentes, não conseguem suportar as temperaturas elevadas no interior do próprio catalisador. Uma vez que, estas temperaturas chegam a alcançar até 1000°C.
Mas quando os  novos materiais termoelétricos de alta temperatura( material que suporta temperaturas acima dos mil graus celsius) estiverem prontos e disponíveis para uso, poderam fazer com que o seu carro tenha uma economia de 10%.

O que seria muito bom, pois a cada dia o preço dos combustíveis aumenta, e se pudermos economizar, mesmo que seja pouco, seria muito bom.

Deixe sua opinião