REVAi: Primeiro carro elétrico no Brasil

Finalmente, chega ao Brasil em janeiro de 2009 o primeiro carro elétrico a ser comercializado em território nacional. Trata-se do REVAi, um “mini” da marca indiana REVA, que tem agora como representante oficial da marca na América do Sul a empresa CAM Br, que em parceria com o grupo espanhol Endesa colocará já no início de 2009 dois exemplares dos carros elétricos em circulação.

O REVAi será comercializado pelo valor de R$ 56.385, o que para a realidade nacional representa um investimento elevado, mas ainda assim há uma grande expectativa em torno dessa iniciativa. Vale lembrar também que, por enquanto, o REVAi será o único carro elétrico comercializado no Brasil, embora já exista alguns projetos de outros modelos concorrentes, e talvez por isso o preço ainda seja tão “salgado” do ponto de vista nacional.

REVAi: Carro eletrico

REVAi: Carro eletrico

O REVAi terá também a opção “deluxe“, que será um exemplar mais completo contando com rodas de liga leve, som com mp3, ar condicionado, bancos de couro e travas elétricas, passando a custar R$ 75.075.

Em termos de autonomia, o REVAi atingirá como velocidade máxima 80Km/h, e as baterias que o alimentam suportam desenvolver um total de 80 km, o que leva a observar que o carrinho não será apropriado para longas viagens, mas somente para circulação dentro de cidades e grandes centros. A REVA colocará também à disposição uma bateria de maior alcance e mais eficientes, feitas de íon de Lítio, mas este conforto certamente tratá acréscimo no valor do automóvel.

A grande vantagem dessa nova tecnologia está no aspecto ecológico e econômico, visto que o carro movido com motor elétrico possui taxas remotas de poluição em relação aos níveis atingidos com o combustível fóssil na emissão de CO2. Outra grande vantagem está no quisito econômico, pois ao invés de abastecer o carro bastará ligá-lo na tomada e esperar alguns instantes.

A venda do REVAi será feita inicialmente somente por encomenda, seguindo o critério de que o cliente deposite um valor equivalente a 25% do preço total, e o restante após receber a mercadoria. A margem para entrega do carro será em torno de 5 meses. O REVAi pode representar uma inovação não só tecnologica, mas também uma mudança na concientização em torno da preocupação com o meio ambiente.

3 comentários para “REVAi: Primeiro carro elétrico no Brasil”

  1. inacio jose dantas disse em 20/12/2009 às 11:53:

    gostaria de saber o preço deste carro revai

  2. inacio jose dantas n disse em 21/01/2010 às 08:39:

    gostaria de saber o preço

  3. edalto costa jandre disse em 06/01/2011 às 09:28:

    gostei do REVAI sou vendedor gostaria de oferecer este carro aqui en campo grande ms

Deixe sua opinião